sábado, 15 de agosto de 2009

são paulo, a cidade


Passei parte de minha juventude escorregando pelas ruas do centro, digo escorregando literalmente. No apinhado de gente, eu contra o relógio, desviar do transeunte, no sentido contrário, foi uma arte adquirida, na Direita, na São Bento, na XV, o banco fecha as quatros...Lembro de um deficiente visual, impertigado, terno, gravata , indefectível bengala, arremedo de olhos, saltando-lhes pela órbita, assegurou-me alguém, - advogado! No mar de gente fluindo, o toque inevitável, ato reflexo, devolvia rudemente o esbarrão com um sonoro - "Ei! Você é cego? Havia muitos... Esbarrões, cegos, mendigos, malandros e afins e uma pulsante cidade de um bonde maravilhoso, o "Avenidas". Do centro percorria a Paulista, uma outra, orgulhosa, e diferente Paulista, gosto da de hoje, um tanto modernosa, incomparável o charme da anterior, com seu orgulhoso bonde, chic, esvidraçadas janelas, do assento ao teto e bancos reversíveis, pasmém, candelabros. Descendo a Angélica até a Marechal. Um de meus pecadilhos era simplesmente passear nesse caleidoscópio. Vezes, junto a meu irmão mais velho, desciamos na Bueno Aires, a pé, até o Pacaembú para assistir "o mais querido" às quartas a tarde. Nunca soube se esse, tinha um apelido, no entanto o do proletariado, sim! "Camarão"! Também nunca soube porque. Este, fechado, os abertos já em desuso...Ó! O trânsito nessa época já era uma merda!!!!!!!!!

Um comentário:

Eduardo Miguel disse...

Olá meu caro Flávio, é eu de fato viajei em tuas palavras como ao ver uma sinopse de filme à nos seduzir até o cinema, muito legal!!! de fato a megalopole é insandecidamente agitada e mesmo à traabalho em raras vêzes me deixa com dor de barriga só de pensar em enfrentar como diz "aquela merda"...
Flávio caso seeja preciso aqui vai meu telefone para contato aqui na Serra da Mantiqueira 012 3666 1821 e meu emil eduardomiguelpardo@uol.com.br caso queira pode me repassar teu fone e quando for para Ilha lhee aviso com muita antescedencia para não lhe trazer problemas uma vez qu gostaria de trocar idéias e um bom papo, rapaz lhe desejo sucesso e vida boa ao lado deste marzzãããoooo sem fim, abraço grande.